Cafés, Confeitarias

Forno dos Clérigos

Um verdadeiro tourist trap a evitar a todo o custo

Se há coisa que nos orgulhamos de ter, é saber apreciar um bom estabelecimento. Principalmente quando se trata de uma confeitaria, locais em que a região norte é particularmente especialista.
Por estes lados existem bastantes confeitarias que são, na sua grande maioria, de fabrico próprio e com bastante orgulho na sua arte de confecção e bem receber.

No entanto, nem todos os locais são assim e o Forno dos Clérigos é um dos sítios que se fazem valer da localização e pouco mais.

Localizada em plena Rua dos Clérigos, a meio caminho entre a Torre dos Clérigos e a Avenida dos Aliados, é um autêntico chamariz para turistas e locais que estejam por ali a passear e queiram fazer uma pausa.
A montra é convidativa com pastelaria com bom aspecto assim como a montra no seu interior, recheada de pastelaria e pão de diversos formatos.

Colocam também pequenos sinais em vários bolos a indicar “Típico do Porto”. No entanto não compreendo o que é “Típico do Porto” numa rodela de salame de chocolate ou num palmier…

O local é um espaço comprido mas algo claustrofóbico pois está cheio de cadeiras e cheio de pessoas, tornando o local algo ensurdecedor e pouco convidativo a ficar a fazer “sala”.

Os empregados têm a atitude do “despacha”. Não esperem um “boa tarde, o que vos posso trazer?”. O atendimento será “O que vão querer?”. Foi pedido um palmier e um pastel de nata. Após isto, não houve mais qualquer troca de palavras com o empregado. O mesmo virou imediatamente costas. Regressou apenas passado 30 segundos para “atirar” para cima da mesa o cartão para pagamento posterior na caixa.

Outros 30 segundos depois é entregue o palmier e… algo que se assemelhava a um pastel de nata mas mais alto e cilíndrico. Estranho mas deixei estar como uma oportunidade para experimentar algo diferente. Não que houvesse grande hipótese de pedir a troca pois o prato foi também “atirado” para cima da mesa sem sequer um “bom proveito”.

Primeiro que tudo há que dizer que ambos os bolos se notava que não eram do dia. O palmier fora propositadamente aquecido rapidamente num micro-ondas, algo que era bastante notório. Já o outro “pseudo” pastel de nata tinha por fora uma massa farinhenta com uma consistência fraca e sem qualquer sabor. No interior tinha um recheio de canela com nozes. Se alguém me puder esclarecer sobre o nome deste pastel agradecia, pois gostava de saber em como o nome dele se assemelha a “pastel de nata” de forma ao empregado se ter enganado.

Posto isto, não vou recomendar de todo este local. Desde o atendimento até à falta de qualidade dos produtos, isto não passa de um lugar que quer é atender o máximo de pessoas e turistas incautos para facturar, sem qualquer importância no bom atendimento e qualidade dos produtos que vende.

Tenho pena dos turistas que acabem aqui, pois irão com uma imagem deturpada da verdadeira realidade e qualidade dos produtos e atendimento de uma boa e autêntica confeitaria do norte.

O Forno dos Clérigos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Já conheces o Zomato Pro?

Não percas a oportunidade de experimentar locais como este e poupar ao mesmo tempo com o Zomato Pro.

Para isso basta serem assinantes do Zomato Pro, o programa da Zomato aonde podes ter benefícios, tais como descontos até 40% na fatura ou ofertas de pratos ou bebidas em centenas de parceiros em Lisboa, Porto e arredores.

Aproveita para usares o nosso código LUZOCAFFE para teres 25% de desconto na subscrição ao Zomato Pro e o usares neste e em muitos outros espaços, numa lista que está constantemente em actualização!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.